imagem-post-faculdades-federais-de-medicina-como-escolher

Faculdades Federais de medicina: como escolher a ideal?

O processo de escolher qual a faculdade de medicina ideal para você pode deixar muitas dúvidas. Hoje, o Brasil possui 305 instituições de ensino que ministram o curso de medicina, estando em segundo lugar no ranking de países com mais opções no mundo.


Se o seu desejo é cursar medicina em uma faculdade federal, fique ligado no conteúdo desse artigo, ele foi escrito para te ajudar a decidir entre as melhores opções disponíveis e ainda traz algumas dicas para facilitar o processo.

Principais Pontos ao Escolher a Faculdade de Medicina

Sendo qualquer outro curso, mas principalmente medicina, por ser um curso mais complexo e na área da saúde, é interessante analisar a faculdade de seu interesse. Procure sobre como é formado o corpo docente da instituição, já que ter bons professores na grade do curso é muito interessante e faz a diferença durante o ensino.

As faculdades e universidades públicas e federais têm essa vantagem, já que geralmente o quadro de professores é formado por nomes de maior relevância nas áreas específicas da graduação. Ainda assim, isso não é uma verdade absoluta. Consulte atentamente esse detalhe antes da escolha.


Outro ponto importante é a infraestrutura da instituição, fator muito relevante considerando o curso de medicina. Se puder, visite o campus e conheça as dependências para ter uma visão do grau tecnológico e recursos disponíveis para os alunos considerando materiais, equipamentos, laboratórios etc. Geralmente as faculdades disponibilizam visitas guiadas para estudantes que estão fazendo um curso pré-medicina e que possuem interesse em ingressar.


Também é válido observar as classificações de órgãos como o Ministério da Educação sobre o desempenho que o curso e a universidade possuem. A classificação é feita em estrelas e vai de um a cinco. Observe os rankings disponíveis no site do MEC para avaliar suas opções.

Além da Escolha da Faculdade

Analisar os pontos que comentamos é muito importante para considerar tudo que a faculdade poderá te oferecer durante o ensino, ainda assim, se a opção que você desejava não está entre as melhores nas avaliações de ensino, é válido lembrar que o estudante e seu empenho também possuem muita relevância no processo de graduação.

Às vezes, a faculdade não possui a classificação mais alta, os melhores professores ou uma infraestrutura de primeiro mundo, mas seu sucesso está mais relacionado com seu empenho e dedicação antes, quando estudar em um cursinho para medicina, e claro, durante o curso de graduação.

Ranking das 10 Faculdades de Medicina com Melhor Avaliação

As universidades ou faculdades federais são instituições de ensino superior mantidas pela União, ou seja, pelo governo federal do país e seus órgãos. Geralmente possuem qualidade superior de ensino, altas posições nos rankings de avaliação e também, um dos fatores mais atrativos é o ensino totalmente gratuito.

Com todos esses benefícios, são as mais procuradas entre os estudantes de medicina. Listamos abaixo as 10 faculdades e universidades federais do país, considerando as avaliações do RUF (Ranking Universitário Folha) mais atual disponível. É uma avaliação feita através de dados nacionais e internacionais sobre as instituições, considerando também a pontuação do MEC, dos docentes, alunos e outros órgãos. A lista abaixo considera a posição conforme o resultado da qualidade de ensino.

1º Lugar: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Está em terceiro lugar no ranking como melhor ensino entre as públicas do país. Tem sede na cidade de São Paulo e possui classificação 5 (excelente) pelo MEC. Em 2021, a relação candidato/vaga para medicina foi de 145,7 pessoas.

2º Lugar: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Em quinto lugar no ranking de melhor ensino entre as públicas, a UFRGS tem campus de medicina na cidade de Porto Alegre. A avaliação do curso pelo MEC ficou em 4 (excelente). A concorrência é de 122 candidatos por vaga.

3º Lugar: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Situada em Belo Horizonte, medicina na UFMG é uma das mais concorridas, tem nota de corte em 768,12 pontos sendo o SiSU a única forma de ingressar na faculdade, através da realização do ENEM. A nota recebida foi 4 pela avaliação do MEC.

4º Lugar: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

O curso de medicina é ministrado no campus do Rio de Janeiro. No ranking RUF, está em sétimo lugar das faculdades públicas com melhor ensino do curso e possui avaliação 5 pelo MEC. A nota de corte do SiSU para o curso em 2021 foi de 833,19 pontos.

5º Lugar: Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Localizada em Porto Alegre, essa universidade possui nota de corte em 2021 de 805,48 pontos, considerando 49 vagas disponíveis. O curso obteve pontuação 5 na avaliação do MEC. No ranking RUF, está em décimo primeiro lugar entre as faculdades públicas considerando qualidade de ensino.

6º Lugar: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A UFPR tem seu campus de medicina localizado na cidade de Curitiba. A relação candidato/vaga para medicina foi de 41,5 em 2021. A nota obtida pelo MEC é de 4 pontos, considerado como excelente. Está em décimo quarto lugar no ranking RUF considerando qualidade de ensino..

7º Lugar: Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Na cidade de Pelotas, essa universidade tem medicina no 15º lugar no ranking RUF, considerando o ensino. A nota de corte do SiSU é de 780,56 pontos para o curso em 2021. A avaliação do MEC ficou em 4 pontos no ano de 2020.

8º Lugar: Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Com o campus de medicina em Uberaba, Minas Gerais, a UFTM está em 16º lugar entre as faculdades públicas com melhor ensino no curso. A nota de corte ficou em 794,53 pontos em 2021. A avaliação do curso pelo MEC ficou em 4 de 5 pontos, em 2021.

9º Lugar: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Localizada em Recife, o curso de medicina da UFPE está em 19ª posição no ranking RUF, considerando a qualidade do ensino em 2020. A nota de corte foi de 783,42 pontos, além de nota 4 na avaliação do curso pelo ENEM.

10º Lugar: Universidade Federal Fluminense (UFF)

Estabelecida em Niterói, a UFF tem avaliação 4 pelo MEC, no curso de medicina. Tem nota de corte em 788,24 pontos em 2021, com concorrência de 54,47 candidatos por vaga. Está na vigésima posição do RUF, considerando qualidade de ensino.

Com todas essas informações, ficou muito mais fácil se preparar para entrar na faculdade federal de sua escolha. O mais importante nesse processo é sua preparação para se sair bem e conseguir a pontuação ideal para ingressar nas instituições.

Deixe uma resposta

Rolar para cima