imagem-post-cronograma-de-estudos-medicina

Cronograma de estudos medicina: saiba como criar o ideal

Prestar vestibular ou ENEM é uma loucura, não? São tantos conteúdos para estudar, uma infinidade de matérias e assuntos a serem consumidos. Somado a pressão em se sair bem na prova e garantir a tão desejada vaga, naquela universidade de prestígio, referência para o curso de medicina escolhido. Parece desesperador e pode ser, a menos que você crie e siga uma única coisa durante o ano: um cronograma de estudos para medicina que exigirá de você apenas duas coisas: organização e disciplina.

Organização para planejar o cronograma, definir as metas e prazos, e disciplina para colocar todo esse planejamento em prática sem furá-lo. É simples, não? E o melhor é que esse hábito adquirido será muito útil durante a graduação, onde os assuntos a serem estudados duplicarão.

Como montar seu cronograma de estudos de medicina

O cronograma de estudos é basicamente uma ferramenta de planejamento que te auxilia a visualizar sua rotina. E está inserida no plano de estudos que define as metas e objetivos, bem como a organização do tempo que será dedicado a cada disciplina, definição dos períodos de descanso e lazer e os momentos de realização de testes, exercícios, simulados, entre outras atividades.

Antes de montar o cronograma de estudos propriamente dito, nossa dica é que você pare e analise sua rotina respondendo a perguntas como: como se organiza o meu dia? Quais atividades o ocupam? Quantas horas acredito conseguir dedicar aos estudos? Que horas geralmente acordo e quando vou dormir? Existe algum horário definido para o almoço, se sim, qual? Se você está no ensino médio e/ou faz algum curso, anote também o período que está nele. E caso trabalhe, também leve este horário em consideração.

Depois de organizar tudo, é hora de estabelecer metas 

Agora que a sua rotina está organizada visualmente, faça o mesmo com seus interesses e metas para o vestibular: quais são as matérias que você mais gosta? E quais são as que tem mais facilidade? Quais são as matérias que você menos gosta e mais tem dificuldade? — nem sempre aquelas que mais gostamos são as que aprendemos mais facilmente, assim como as que menos gostamos não serão obrigatoriamente as que teremos mais dificuldade, por isso é importante separá-las distintamente.

Outras perguntas que podem ser feitas para orientar o seu plano de estudos são: dentre as universidades que oferecem o curso de medicina, em quais tenho interesse? Para concorrer a uma vaga nessas universidades, quais são os vestibulares que preciso realizar? O ENEM está incluso? As universidades possuem vestibular próprio? Exigem a leitura de obras literárias, se sim, quais? Quais matérias têm mais peso no vestibular de medicina?

Talvez você sinta a necessidade de outras perguntas além das que listamos, não importa, as que trouxemos são apenas um guia ilustrativo para você ter uma ideia das informações que precisam estar claras nessa fase pré-medicina.

Com a sua rotina, gostos e objetivos delineados é hora de definir as metas e elaborar o cronograma de estudos

Lembra aquela lista com as matérias que mais e menos gostava e o grau de dificuldade e facilidade que tem para cada uma, prepare-a, porque iremos usá-la. Matérias que sentimos mais dificuldade são as que pedem mais tempo de estudo incluindo exercícios e atividades frequentes para garantir uma boa absorção do conteúdo. O mesmo vale para aquelas que não gostamos, já que há uma tendência maior de nos dispersarmos durante o aprendizado, tornando interessante apostar em materiais de estudo que sejam mais interativos para diminuir os momentos de desfoque.

Quanto às matérias com mais facilidade e as que gosta reserve o momento de estudo para mais atividades e exercícios do que conteúdo, assim você pratica e verifica com mais precisão o seu conhecimento sobre o assunto, conseguindo focar mais a leitura.

Nem só de livros vive o ser humano 

A sétima arte reserva ótimos materiais de estudo para o vestibular. Aposte numa seleção de filmes, séries, programas de TV, documentários, videoaulas entre outros para trazer mais informações ao conteúdo estudado. Além de diversificar a forma de estudo, essa categoria de entretenimento conta como horas de lazer dentro do seu cronograma, dependendo do formato escolhido.

Não perca o jornal, estar atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo é importantíssimo, principalmente para o desenvolvimento do tema da redação. E falando em redação, reserve um tempo considerável para praticá-la, visando sempre melhorar seus argumentos. Temas de redações anteriores são ótimos para exercitar a dissertação.

E já aproveitando a revista de temas de redação, inclua a resolução de simulados e provas de períodos anteriores nesse cronograma. Isso vai te ajudar a ter uma ideia dos temas que mais e menos são pedidos, te orientando nos estudos.

Outro ponto muito importante é a revisão do conteúdo estudado. Mas acalma o coraçãozinho, você não precisa sair relendo tudo, pois fará junto a cada assunto estudado um resumo. Ele pode ser uma escrita corrida ou em forma de fluxograma, enfim, da forma que melhor funcionar para você e que te ajude a rememorar o que foi estudado quando lê-lo sem precisar retomar o material inteiro.

Estabeleça quais serão suas metas diárias, ou seja, quais são os conteúdos e atividades programados no seu cronograma para aquele dia. Se você é procrastinador, estabelecer uma recompensa ao final do dia é interessante para se manter na linha, como assistir o episódio da sua série favorita, por exemplo.

E por último, mas não menos importante 

Reserve um tempo para não fazer nada. Passeie com o cachorro, saia com os amigos, faça uma dancinha nova para TikTok ou só fique deitado na cama ouvindo música. Alternar a atenção ajuda a absorver melhor o conteúdo estudado.

Lembrando que um bom cronograma de estudos é aquele que se adapta a sua rotina e necessidades, orientado por seus objetivos. O cronograma é uma ferramenta que pode ser reajustada sempre que for preciso.

E se você está precisando de uma mão nesse cronograma, aqui na Me Salva temos um cronograma de estudos perfeito para te orientar.

Deixe uma resposta

Rolar para cima